Farmácia é uma ciência milenar voltada à análise, pesquisa e manipulação das propriedades químicas de substâncias que podem ser utilizadas no desenvolvimento e produção de medicamentos, cosméticos e alimentos.
Os Farmacêuticos são profissionais da saúde responsáveis pelo medicamento desde sua pesquisa e produção industrial até a dispensação ao paciente assegurando o uso racional dos medicamentos.
Mesmo que o foco da profissão seja o medicamento, a profissão se expandiu e são 136 áreas de atuação em que o Farmacêutico(a) pode atuar, sendo um mercado de trabalho bastante promissor. As áreas de maior atuação encontram-se na farmácia comunitária, laboratórios de análises clínicas, hospitais, clínicas, manipulação, cosmética, indústria farmacêutica, entre outras.
O perfil profissional egresso do curso de Farmácia foi pensado de forma a reunir algumas características essenciais: postura ética, consciência humanística, política e ambiental, sólida formação científica e tecnológica, criticidade e raciocínio lógico, interpretativo e interdisciplinar, além de comprometimento, proatividade, flexibilidade, criatividade. O egresso tem perfil inovador, comunicador, interativo, empreendedor e tomador de decisões. Assim, o curso de Farmácia forma profissionais com visão generalista e humanista voltada à promoção da saúde em suas mais variadas vertentes, com ações de prevenção de doenças além da promoção, recuperação e proteção da saúde por meio de ações junto à comunidade. Sua formação é pautada em princípios éticos, de forma crítica, reflexiva e multidisciplinar, capaz de tomar decisões e atuar de maneira proativa em qualquer área de atuação.
No curso de Farmácia da UniFAP, os alunos recebem uma formação humanista voltada à promoção da saúde, trabalho multidisciplinar e multiprofissional, formando profissionais capazes de tomar decisões e atuar de forma proativa em qualquer área. Os alunos têm a oportunidade de experienciar ambientes laboratoriais modernos desde o início do curso, disciplinas alinhadas com a necessidade de mercado, além de um rico acervo bibliográfico. Desde o início do curso, os alunos são estimulados a participar de atividades de extensão, pesquisa e ensino, possibilitando compartilhar os fundamentos adquiridos, como também aprender e aprimorar conhecimentos, através de projetos orientados por docentes qualificados (mestres e doutores) e com experiência na área, valorizando o currículo acadêmico e profissional do aluno.