O curso de bacharelado em Serviço Social tem a finalidade de formar assistentes sociais com competência teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política. A graduação parte de uma formação crítica comprometida com a historicidade, construção e diversidade na apreensão da totalidade social levando em conta os aspectos universais, particulares e singulares no trato da questão social, particularizando o trato à regionalidade.
O assistente social é um profissional com visão crítica, apto para construir propostas de intervenção da realidade social, visando preservar e consolidar direitos a partir das demandas emergentes da sociedade, capaz de atuar nas questões sociais, na gestão e aplicação dos serviços, políticas públicas, programas e projetos sociais, junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, bem como empresas, entidades e organizações populares, no que tange a garantia e ampliação dos direitos sociais, pautado na defesa intransigente dos direitos humanos.
Os futuros assistentes sociais formados pela UniFAP podem atuar no mercado nas questões sociais, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais apresentando características, competências e habilidades como elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social.
O perfil do egresso será a formação do profissional e o cidadão que compreenda e atue nas questões sociais e profissionais, apto a identificar, formular e implementar propostas de intervenção para seu enfrentamento da realidade social, promovendo o exercício pleno da cidadania, a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social nas relações sociais e no mercado de trabalho, além de:
A UniFAP prepara assistentes sociais com visão humanitária, capazes de desenvolver empatia e senso de justiça. Durante a graduação o aluno desenvolve habilidades de comunicação, argumentação e negociação, tendo em vista que realizará entrevistas e visitas à instituições para coletar dados, analisar a realidade social e propor mudanças. Os estudantes do ensino a distância têm total acesso às dependências físicas da instituição, como biblioteca e laboratórios de informática, obtendo o suporte necessário para uma boa formação.